1ª programadora da história |Ada Lovelace

Novela: “Minha vida na Programação”
setembro 30, 2015
12108904_929252117110196_5625324368022136526_n
FazInova ou Fase Nova ?
outubro 24, 2015
Show all
programadora

Esta terça-feira, 13 de outubro, é internacionalmente reconhecida como “Ada Lovelace Day”. Mas quem foi esta mulher?

A mulher mais frequentemente conhecido como ‘Ada Lovelace’ nasceu Ada Gordon em 1815, filho único do casamento breve e tempestuoso do poeta errático George Gordon, Lord Byron, e sua matemática-loving esposa Annabella Milbanke.

Ada-Roundel-white

O seu grande feito foi  A Máquina Analítica. 

Que era combinar a matriz de adicionar as engrenagens de sua diferença mais cedo do motor com um sistema operacional punchcard elaborado. Ele nunca foi construído, mas o projeto tinha todos os elementos essenciais de um computador moderno.

Em 1842 Lovelace traduziu um pequeno artigo que descreve a Máquina Analítica pelo matemático italiano Luigi Menabrea, para publicação na Inglaterra. Babbage pediu-lhe para expandir o artigo, “como ela entendeu a máquina tão bem”. O artigo final é mais de três vezes o comprimento do original e contém vários programas de computador ‘,’ início, bem como observações impressionantemente prescientes sobre os usos potenciais da máquina, incluindo a manipulação de símbolos e criação de música. Embora Babbage e seus assistentes haviam esboçado programas para o seu motor antes, Lovelace são o mais elaborado e completo, e o primeiro a ser publicado; por isso ela é muitas vezes referido como “o primeiro programador de computador”. Se Babbage “falou muito de seus poderes matemáticos, e de sua capacidade peculiar – maior do que ele disse de qualquer uma que ele sabia, para preparar as descrições relacionadas com a sua máquina de calcular.”

Ada Lovelace morreu de câncer aos 36 anos, poucos anos após a publicação do “Esboço da Máquina Analítica, com Notas do Tradutor”.

A Máquina Analítica permaneceu uma visão, até que as anotações de Lovelace se tornou um dos documentos críticos para inspirar o trabalho de Alan Turing sobre os primeiros computadores modernos na década de 1940.

Seu potencial frustrado, e sua paixão e visão para a tecnologia, fizeram dela um símbolo poderoso para as mulheres modernas em tecnologia.

Fonte.: http://findingada.com/about/who-was-ada/

[mc4wp_form]

%d bloggers like this:
//]]>